terça-feira, 2 de setembro de 2014

Gravidez na adolescência


A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das idéias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.

A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.

Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e conseqüentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.

A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.

Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.

É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

Snapchat


O que é ?

Desenvolvido por alunos da Universidade de Stanford e lançado em setembro de 2011, o Snapchat é uma espécie de WhatsApp exclusivo de fotos e vídeos de até 10 segundos. Por enquanto o aplicativo está disponível para iOS e Android, com a promessa dos fundadores que a versão para Windows 8 está a caminho. Aliás, dizem que eles recusaram uma proposta de compra pelo facebook por 3 BILHÕES de dólares.
A idéia é tirar uma foto ou vídeo com seu smartphone e enviar para uma ou mais pessoas de sua lista de contatos, que também deverá possuir o aplicativo. Antes de enviar, você poderá estabelecer um limite de tempo, de 1 a 10 segundos, no qual a pessoa poderá visualizar a foto ou vídeo enviado. Após esse tempo, a foto ou vídeo desaparecerá do smartphone de seu contato.

E ser para que ?

A ideia é muito boa. A foto com uma pequena mensagem é mais ágil e às vezes fala bem mais do que vários WhatsApps.



terça-feira, 22 de julho de 2014

' Formatura Surpresa '




       O escocês Liam Blair, de 31 anos, fez quatro anos de faculdade de psicologia escondido da mãe, e só contou a verdade no dia de sua formatura, em junho deste ano. Ele filmou a reação da mãe, Rhonda, à surpresa e publicou o vídeo no YouTube. Em um mês, ele teve mais de 140 mil visualizações.Segundo o site do jornal britânico "Daily Mail", Blair se candidatou a uma vaga no curso de psicologia da Universidade Albertay, na cidade de Dundee, mas não contou para a mãe porque achava que não seria aceito na faculdade. Quando foi aprovado, ele começou o curso mas decidiu manter o segredo. Para isso, teve que inventar uma história. Blair acabou contanto para a mãe que estava trabalhando em uma fábrica de peixes em outra cidade.

2      No início do vídeo, o agora psicólogo diz à câmera: "Ok, estou prestes a revelar a minha mãe que estou me formando hoje, e que passei os últimos quatro anos na universidade e ela não sabe nada sobre isso. Lá vamos nós!"
3.       Na hora de revelar a verdade, ele levou a mãe a um almoço antes da formatura. No banheiro, ele vestiu a beca e voltou à mesa.
4.       No início, a mãe parece confusa. Sem desconfiar de nada, ela desconfia que o filho emprestou a beca de um amigo para fazer alguma pegadinha. "Então isso foi tudo montado? Você está brincando comigo, Liam?", pergunta Rhonda. Assim que ela percebe que o filho estava mesmo prestes a receber um diploma de ensino superior em psicologia, a mãe começa a chorar e o abraça.
5.       Segundo o "Daily Mail", Blair explicou que manter o segredo o ajudou a não desistir do curso.